Monday, June 17, 2024

O prato preferido de personalidades históricas

Todo mundo tem um prato preferido. Mas você conhece o prato preferido das personalidades históricas do mundo? Conheça algumas


Gabriela Machado,
Mateus Menezes e
Matheus Amorim.
Fonte:segredosdomundo. r7.com
Em 10/11/2015


Anne Frank
Imagem: www.britannica.com 

Anne Frank 
A jovem escritora e vítima do Holocausto, tinha uma vida marcada pela falta de privacidade e pela escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial. Ela e sua família passaram anos escondidos em um anexo secreto em Amsterdã, na Holanda, e tinham que se alimentar com o que conseguiam obter através de amigos e conhecidos. 

Apesar das dificuldades, Anne Frank gostava de comer pratos simples e caseiros, como batatas cozidas, sopas e legumes. Ela também apreciava doces e sobremesas, como o pudim de arroz e os bolos caseiros que sua mãe preparava. 

No diário que escreveu durante seus anos de esconderijo, Anne Frank menciona algumas vezes o desejo de comer pratos mais elaborados e saborosos, como o estrogonofe e o frango assado. Ela também sonhava em poder comer pratos típicos da Holanda, como o arenque marinado e os waffles. 

No entanto, devido às circunstâncias de sua vida durante a guerra, Anne Frank não teve muitas oportunidades de experimentar pratos sofisticados ou exóticos. Suas preferências culinárias eram simples e refletiam a realidade difícil em que vivia. 

A Anne Frank do livro, como você já deve saber, viveu na vida real, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Toda sua família judia foi perseguida pelos nazistas e eles tiveram que passar muito tempo num sótão, escondidos. Lá, tudo que eles comiam eram apenas batatas, ervilhas e feijão.


35° presidente dos EUA
Imagem: pt.wikipedia.org 

John Kennedy
John Fitzgerald Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos, era conhecido por ser um apreciador da culinária francesa e da gastronomia refinada em geral. 

Ele gostava de comer pratos sofisticados, como o filé mignon e o foie gras, e era um grande apreciador de vinhos finos. 

John Kennedy costumava realizar jantares oficiais elaborados na Casa Branca, residência do Presidente dos Estados Unidos e sede oficial do poder executivo naquele país, onde servia pratos requintados preparados por chefs renomados. Ele também tinha o hábito de visitar restaurantes sofisticados em Nova York e outras grandes cidades, e costumava experimentar novos pratos e sabores. 

Já, para os jantares na Casa Branca, seu prato preferido era o New England Fish Chowder, um caldo de peixe, à base de leite, batatas, cebolas e arinca. Quando o assunto era peixe, ele fazia questão do bacalhau.


Napoleão Bonaparte
Imagem: replicarte.com.br



Napoleão Bonaparte
Ex-Imperador da França
Napoleão Bonaparte é conhecido por ter tido uma dieta simples e bastante restritiva. Ele acreditava que a alimentação era fundamental para manter uma boa saúde e, principalmente, disposição para liderar suas campanhas militares. 

Bonaparte costumava comer refeições leves e rápidas, como frango assado, peixe grelhado e salada. Ele também tinha o hábito de tomar chá e café com frequência ao longo do dia para se manter alerta. 

Durante suas campanhas militares, ele costumava comer alimentos enlatados e conservados, como carne de porco e salsichas, que eram fáceis de transportar e armazenar. No entanto, Napoleão não tinha um prato preferido específico, e sua alimentação era mais voltada para garantir sua resistência e força física. Entretanto, o prato preferido dele seria frango à Marengo, um refogado de frango ao azeite, com tomates, bacon, cogumelos, e, como acompanhamento, lagostins e ovos fritos. 

Apesar de sua dieta aparentemente simples, Napoleão também apreciava ocasionalmente iguarias mais refinadas, como queijos importados e vinhos finos, os quais ele reservava para ocasiões especiais ou para impressionar convidados importantes. 

Aliás, uma outra curiosidade sobre o prato preferido de Napoleão é que o nome “frango à Marengo” foi dado em homenagem ao local em que foi criado, em Spinetta Marengo, província de Alexandria, Piemonte, na Itália. Para quem não sabe, o líder francês combateu nessa região, em 1800, vencendo os austríacos e os obrigando a se retirar para o Norte da Itália.

No comments:

Post a Comment